Informamos que nos dias 15 de Dezembro de 2023 à 07 de Janeiro de 2024 não haverá expediente no ESCRITÓRIO CONTÁBIL CONFIANÇA.
Retornaremos nossas atividades no dia 08 de Janeiro de 2024
Que as realizações alcançadas este ano, sejam apenas sementes plantadas, que serão colhidas com maior sucesso no ano vindouro.
Boas Festas e um Próspero Ano Novo.
🎄✨💥🥂
Empreendedores buscam, cada vez mais, técnicas de marketing adaptáveis às características de seu mercado. E por razões muito simples: concorrência feroz, segmentação, mudanças no padrão de consumo, queda na margem de lucro, globalização, entre outras situações que tiram o sono dos empresários.
Neste mercado cada vez mais concorrido, a empresa que estabelecer meios de comunicação eficazes com seu público-alvo melhora sua exposição e imagem, amplia sua área de atuação e aumenta o faturamento. Mas para isso é fundamental conhecer com mais profundidade as possibilidades das ferramentas de marketing para não se iludir.
Seguem algumas sugestões de como o pequeno e médio empreendedor podem se diferenciar da concorrência adotando técnicas que denominamos marketing de guerrilha. Além de um rearranjo na estrutura de atendimento e de apresentação, o posicionamento pode chegar aos sites de relacionamentos sociais, como Orkut, Twitter e Facebook.
Mas todo esse movimento exige critérios para não corromper a linha de conduta estabelecida por estas ferramentas. O que pode comprometer os resultados e até colocar em risco o foco do negócio.
Mercado
Manter-se atualizado com o mercado, monitorar a concorrência, acompanhar tendências e lançamento de novas tecnologias e produtos são regras básicas.
Marketing em casa
Monte um pequeno grupo de marketing com os funcionários. Faça reuniões para colher ideias e discutir lançamentos de produtos. Enfim, definir ações rápidas e que possam ser conduzidas internamente.
Imagem da Empresa
Procure perceber o que o seu logotipo, papel timbrado e envelope transmitem aos seus clientes. Muitas vezes mudanças como alteração no logotipo podem indicar que a sua empresa está se modernizando e crescendo.
Canal direto com os seus clientes
Utilize meios de baixo custo como telefone e correios para aumentar o contato com seu público. Amplie o relacionamento com os clientes mais rentáveis e os principais fornecedores.
Crie um informativo
O newsletter, online, deverá conter informações relevantes ao seu público-alvo, como tendências, inovações, dicas de uso de produtos e informações atualizadas sobre sua empresa. Boletins informativos e folders impressos, com conteúdos que contribuam para a formação de seus clientes, também são valiosos.
Forme associações e parcerias
Uma pequena e média empresa, dificilmente crescerá de forma isolada. Por isso é fundamental cooperar e competir, competir e cooperar. Faça parte de associações de classe.
Construa um site
Um bom site pode ser um grande gerador de negócios e muito mais do que um cartão de visitas eletrônico. Deve transmitir, de forma muito clara, quem é a empresa, o que ela faz e para quem.
Participe de feiras
Estar presente em feiras, na área de atuação da sua empresa, pode render novos negócios e oportunidades. Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são uma boa alternativa. Veja se na sua região existe algum.
Ações sociais
Participe de ações que sejam benéficas à comunidade. Procure atrelar sua marca a ações positivas. Esse tipo de ação pode gerar notícias que divulgarão a empresa, contribuindo para a consolidação de sua imagem no mercado.
Inspiração
O próprio mercado pode dar a inspiração necessária para as ações. Ficar parado é uma escolha mortal, porque a tendência é a melhoria contínua dos produtos e processos.