Informamos que nos dias 15 de Dezembro de 2023 à 07 de Janeiro de 2024 não haverá expediente no ESCRITÓRIO CONTÁBIL CONFIANÇA.
Retornaremos nossas atividades no dia 08 de Janeiro de 2024
Que as realizações alcançadas este ano, sejam apenas sementes plantadas, que serão colhidas com maior sucesso no ano vindouro.
Boas Festas e um Próspero Ano Novo.
🎄✨💥🥂
Conheça três modalidades de estratégias comerciais
Defina a que mais se ajusta ao perfil da sua empresa.
Todo negócio que possui como objetivo o lucro deve ter a sua estratégia definida para atingir as metas planejadas. Quem busca essa definição devem conhecer quais são os tipos possíveis de estratégia, principalmente para a micro e pequena empresa. Embora sejam muitos os tipos de estratégias comerciais, cuja adoção determina o comportamento de toda empresa, Michel Porter condensou em três tipos básicos de estratégias: liderança em custos, diferenciação e foco.
· Liderança em custos
A empresa que adota esta estratégia trabalha para conseguir os menores custos de materiais e de mão-de-obra, praticando preços reduzidos, além de obter uma grande participação de mercado, que resulte no lucro pelo alto volume de vendas. No caso da adoção desse modelo, o risco é o surgimento de empresas com custos ainda menores. Outra dificuldade dessa estratégia, principalmente para o pequeno negócio, é de que mesmo ofertando preços reduzidos pode-se não conseguir o volume esperado nas vendas. São muitas as empresas de varejo, geralmente com alto poder de publicidade, que adotam tal estratégia, “brigando” na mídia pelo menor preço. Em resumo: deve-se tomar muito cuidado ao se pensar na sua adoção, pois, sendo usada por impulso, pode comprometer a própria sobrevivência do negócio.
· Estratégia da diferenciação
Neste modelo, a empresa concentra-se em oferecer benefícios importantes aos seus clientes, valorizados por grande parte do mercado e diferentes dos demais concorrentes. Esses benefícios podem ser: atendimento diferenciado, pós-venda especial, assistência técnica, rapidez nas entregas, entre outras ações inovadoras. Um exemplo interessante é o da Kopenhagem que, com uma embalagem sofisticada, transformou o chocolate em uma opção de presente. As empresas que adotam essa estratégia devem cultivar sempre a busca pela inovação, pela diferenciação, sabedoras de que podem rapidamente ser copiadas pelos concorrentes, tornando-se iguais novamente.
· Estratégia do foco
Neste caso, a empresa concentra o seu negócio em um segmento estreito do mercado por conhecer profundamente suas necessidades, criando identificação e fortalecimento com os clientes, resultando em fidelidade, ou seja, vendas constantes. É o caso das lojas de vestuário “tamanho grande”, dos produtos religiosos ou dos produtos direcionados a uma faixa etária específica.
Portanto, seja qual for o seu negócio, é importante pensar na adoção de uma estratégia que represente o que a empresa faz de melhor para obter os lucros sempre tão almejados.