Informamos que nos dias 15 de Dezembro de 2023 à 07 de Janeiro de 2024 não haverá expediente no ESCRITÓRIO CONTÁBIL CONFIANÇA.
Retornaremos nossas atividades no dia 08 de Janeiro de 2024
Que as realizações alcançadas este ano, sejam apenas sementes plantadas, que serão colhidas com maior sucesso no ano vindouro.
Boas Festas e um Próspero Ano Novo.
🎄✨💥🥂
Estabeleça objetivos e metas para a sua empresa
O planejamento rumo ao futuro deve ser realista
Um atleta competitivo estabelece os objetivos e as metas que deseja atingir. Esta decisão guiará sua trajetória de treinamento e desenvolvimento, influenciando o seu próprio estilo de vida. O mesmo acontece com uma empresa competitiva: o estabelecimento de objetivos e metas deve ser parte importante do seu planejamento rumo ao futuro, e até mesmo do seu dia-a-dia.
Esse grau de importância é maior quando se trata de empresa com número crescente de colaboradores: enquanto para o atleta a conscientização é individual, para a empresa o fator preponderante no estabelecimento dos objetivos é a sintonia entre as pessoas, dos dirigentes aos colaboradores.
Existem outras boas vantagens em se estabelecer objetivos. Uma delas é despertar a reflexão e a decisão dos responsáveis sobre onde a empresa deseja chegar, quando chegar e como posicioná-la no mercado para facilitar e harmonizar a alocação de recursos.
Para usufruir dessas vantagens, uma vez tendo a decisão, o processo é simples e pode ser realizado por todos os dirigentes. Duas recomendações básicas: se possível, que o nascimento desse quadro de objetivos se origine de um grupo reunido para esse fim, com a participação de pessoas que ocupam posição estratégica na empresa. A outra é que os objetivos definidos sejam formalizados, escritos.
Dessa forma, todos se sentirão responsáveis e poderão aferir os resultados com o passar do tempo. Para os grupos que se formarem, a orientação para estabelecer objetivos de qualidade de forma prática é a utilização da fórmula P-A-R-E-M:
• Possíveis
• Adequados e importantes
• Realizáveis no prazo
• Específicos
• Mensuráveis
Visto que os objetivos devem ser mensuráveis (também podem ser chamados de metas), uma sugestão do ponto de partida é a definição do que se quer medir. Exemplos genéricos do que medir, ou seja, dos indicadores da saúde da empresa:
• Faturamento bruto (R$/mês);
• Receita líquida (R$/mês);
• Receita bruta por colaborador (R$/nº de colaboradores);
• Satisfação de clientes (% satisfeitos/ total);
• Lucro sobre o capital (%);
• Novos clientes (% novos / total), entre outros;
Uma vez escolhidos os indicadores mais representativos do negócio, o passo seguinte é a fixação dos objetivos propriamente ditos, ou seja, quais valores devem ser atingidos por eles e em qual prazo.
Isso feito, ou seja, tendo estabelecido onde e quando chegar, a seqüência é o acompanhamento periódico para saber se os objetivos foram muito ambiciosos, por isso não foram alcançados, ou se foram atingidos e até mesmo superados. Dessa forma, pode-se conhecer a realidade da empresa ou do negócio, e tomar sempre as decisões mais adequadas para aproximar o que temos do que queremos.